terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Resenha de Livro: Abraham Lincoln – Caçador de Vampiros


“O que vem a seguir quase arruinou minha vida.
O que vem a seguir, enfim, é a verdade.” – Página 24.

O livro nos traz a história de um dos mais grandiosos ícones políticos: o décimo sexto presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln. Mas não de uma maneira totalmente focada nos fatos históricos que conhecemos. A esse romance é adicionado um tema fictício que a pouco estava em grande alta: vampiros.

Quando Seth Grahame-Smith tem em mãos os diários secretos de Lincoln, esse escritor frustrado finalmente redige seu primeiro livro, nos possibilitando conhecer a história de um diferente Abraham Lincoln. Sim, um dos maiores ícones da história, lembrado pela unificação estadunidense e pela libertação de diversos escravos, mas também um dos maiores caçadores de vampiros de todos os tempos.

“Não faço a menor ideia de quais eram seus crimes e nem quero fazer. Só me importava o fato de que havia agora um vampiro a menos no mundo do que havia ontem.” – Página 97.

Inicialmente somos apresentados ao pequeno Abe, um simples e interiorano garotinho de sete anos. Ambicioso e interessado por histórias em geral, vê sua mãe morrer aos nove. Anos depois descobre algo por trás dessa morte que questiona sua sanidade e todas suas crenças. Descobre que a morte de sua mãe fora provocada por um vampiro. Deixando então a inocência da infância de lado, Abe jura exterminar todos os vampiros existentes na América, vingando assim sua amada progenitora.

Dotado de incríveis força e altura Abraham logo se torna um dos melhores caçadores de vampiros de todos os tempos. Além disso, sua grande ambição, interesse por História e fome por justiça colocam a política nos trilhos de sua vida. É a partir daí que Abe descobre que suas duas maiores incumbências nunca poderiam ter andado mais juntas. Ele descobre que relações políticas e vampiros sempre estiveram relacionados.

O livro é dividido em três partes: “Menino”, “Caçador de Vampiros” e “Presidente”, que se subdividem em capítulos. Quatro ou cinco ao todo. Antes dessas três partes temos uma introdução e após os agradecimentos do autor.

Achei a narrativa da obra impressionante. A introdução é narrada em primeira pessoa por Seth Grahame-Smith. Ele se faz personagem, contando um pouco de sua história, como teve em mãos o diário secreto de Lincoln e um pouco do processo de escrita do romance. Só essa introdução já me deixou muitíssimo animado para continuar, pois a todo o momento o autor garante que a história é verídica. Isso cria um clima especial ao redor da história que outros livros fantásticos não têm.

“Ao longo de 17 meses, sacrifiquei tudo em nome daqueles dez livros encadernados em couro. Aquele maço de cartas bem preso por um elástico vermelho. De certa forma, foram os melhores meses da minha vida.” – Página 23.

As três partes do livro têm um tipo de narrativa diversificado. Há trechos narrados em 3ª pessoa, trechos narrados em 1ª pessoa e também transcrições dos supostos diários de Lincoln. O enfoque, claro, é em Abraham, mas alguns outros personagens também têm breve destaque. Esse estilo narrativo conferiu ao autor o poder de criar certas reviravoltas de tirar o fôlego ao decorrer dos acontecimentos. Vocês não imaginam quantos sustos tomei lendo algumas partes desse livro! #supertenso

Os personagens são incríveis. Logicamente, Abe é o principal e é ótimo a todo o momento. Mas, também me apeguei bastante aos outros personagens, por mais brevemente que dessem as caras. Como o livro nos apresenta a história de uma vida inteira, existem muitos personagens, porém, um tempo menos extenso para nós os aproveitarmos.

Sim, você irá se apegar a alguns personagens e eles irão sumir por algum tempo, e até falecer, porém sempre no tempo certo, favorecendo o desenvolvimento da história. No fim essa grande circulação de personagens acaba se tornado algo positivo para a obra, que se torna bem movimentada.

As descrições das cenas de ação são, às vezes, bem fortes e intensas. Se você tem estômago fraco acho que isso poderá incomodá-lo em algumas partes. Não é o meu caso. Simplesmente adorei todas as lutas, as mortes e suas descrições muitas vezes escatológicas.

Comprei a segunda edição do livro, que é muito linda. *_* Apesar de AMAR a capa da primeira, também gostei muito dessa. Adorei a formatação geral do livro. As fontes que eles utilizaram são ótimas e as imagens que colocaram no decorrer da narrativa... Sem comentários! Outra coisa que achei bastante legal foi que cada novo capítulo traz trechos de discursos, cartas, entre outros, de Abraham Lincoln ou de outras personalidades. E o mais importante: sempre são condizentes com o tema que se passará nos capítulos.

Encontrei alguns erros de edição, mas, como sempre, não atrapalharam a leitura por não serem frequentes. No fim das contas, a leitura fluiu de maneira impressionante. Apeguei-me aos personagens, sofri com as enormes perdas de cada um deles e também vibrei com algumas de suas vitórias. Pena que tudo passou tão rápido. =/

“Trata-se de um tipo de sofrimento ao qual as palavras não podem fazer justiça.”
“Descrevê-lo seria um exercício de futilidade.”. – Página 34.

Enfim, perceberam que gostei de tudo que o livro propôs, não é mesmo? Indico muitíssimo, principalmente para quem é fã de História (eu não sou tanto, e ainda assim adorei).

Espero que tenham gostado da resenha! Foi bem difícil escrevê-la! Não sei o porquê, mas foi. =S Não se esqueçam de comentar, nos seguir no Google Friend Connect e nas redes sociais! Até a próxima!

Abraços,
T. L. Lima.

PS: Sei que na postagem de “Através doUniverso” disse que a próxima resenha seria de “God of War”, mas não estava muito no clima para ler mitologia grega. =S

Um comentário:

  1. Ola
    Comprei esse livro hoje, gostei muito do tome dele é um assunto muito legal, sua resenha esta demais! Gostei muito do seu blog.

    Att. Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir