sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Resenha de Livro: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa


A primeira das Crônicas de Nárnia publicada nos traz a história de quatro irmãos ingleses: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia Pevensie. Quando Londres, cidade a qual habitam, se torna um dos cenários da primeira grande guerra, as quatro crianças se mudam temporariamente para a fazenda de um professor amigo de família, Digory Kirke (nostálgico, não? *_*).

Lúcia, a mais nova dos irmãos, acaba descobrindo um mágico guarda roupa que a leva para um mundo a todo tempo condenado a um rigoroso inverno, onde animais falam, e sátiros, e dríades e faunos existem: Nárnia.

“Sentiu-se um pouco assustada, mas, ao mesmo tempo, excitada e cheia de curiosidade. Olhando para trás, lá no fundo, por entre os troncos sombrios das árvores, viu ainda a porta aberta do guarda-roupa e também distinguiu a sala vazia de onde havia saído.”

Inicialmente, nenhum dos irmãos mais velhos acredita na irmã caçula, porém, o acabam fazendo após testemunharem Nárnia e todos seus atributos com seus próprios olhos. No final das contas Lúcia não estava perdendo a sanidade.

Os quatro irmãos acabam se envolvendo no resgate de um fauno e consequentemente em uma guerra contra Jadis, a Feiticeira Branca. A mesma que condenara Nárnia a arder em meio ao rigoroso inverno. A mesma que a todo custo tentara afastar os resquícios do leão Aslam, o verdadeiro rei dos reis, daquela mágica terra. Ao meio de tudo isso uma profecia que há tempos muitos esperavam começa a se concretizar, restaurando a esperança da maioria dos habitantes narnianos.

“Quando a carne de Adão,
Quando o osso de Adão,
Em Cair Paravel,
No trono sentar,
Então há de chegar
Ao fim a aflição.”

A narrativa de “O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa” ocorre em 3ª pessoa, é bem movimentada e apresenta um genuíno toque de humor, que deixa a leitura leve a fluida. No entanto, algumas partes da crônica, mesmo que poucas, parecem se arrastar e ser mais lentas, assim como em “O Sobrinho do Mago”. Como disse, isso ocorre com menor frequência do que na primeira aventura na qual conhecemos Nárnia, o que é ótimo.

Os personagens principais (humanos ou não) são extremamente cativantes e bem humorados, excluindo Edmundo e a Feiticeira Branca, claro. Para terem uma ideia, escrevi em minhas anotações literalmente “livro muito simpático” por causa desses personagens. Gostei ainda mais deles do que quando li a crônica pela primeira vez. Mais uma vez me encantei com Aslam, perfeito a todo o momento, e adorei três dos irmãos Pevensie. Não tive tempo de gostar de Edmundo. #sorry

Na obra também estão presentes pequenas doses de drama e ação. Como se trata de um livro infantil (não o julguem como se fosse feito para outra faixa etária!) essas doses são regradas, porém certeiras. Consegui me emocionar particularmente em uma parte. – SPOILER – A parte em que Susana e Lúcia choram e sofrem junto ao corpo moribundo de Aslam, frágil e desprotegido, amarrado e sem sua grande e macia juba. – SPOILER – Já as cenas de ação não são de tirar o fôlego e nem muito animadoras, mas afirmo novamente: estamos tratando de um livro infantil! O autor não poderia descrever minuciosamente as sangrentas batalhas.

O livro ainda possui aquela pegada cristã típica (todas as Crônicas de Nárnia possuem #fato) e também deixa algumas dúvidas que temos não respondidas. Espero que esses dois fatos não incomodem ninguém, mas confesso que estou pensando em algumas das possíveis respostas até agora. =s Me incomodei um pouquinho.

Para mim, “O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa” cumpriu quase perfeitamente seu papel de entreter, emocionar e fazer o leitor refletir sobre seus erros e prioridades. Se você gosta de aventura e fantasia, e ainda não leu “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, está perdendo uma grande oportunidade de conhecer uma emocionante história. Quatro estrelas e meia!

“Na verdade, vocês nem devem fazer coisa alguma para voltar a Nárnia. Nárnia acontece. Quanto menos esperarem, pode acontecer.”

Espero que tenham gostado da resenha. Não se esqueçam de comentar e de que temos uma PROMOÇÃO ocorrendo aqui no blog! Até a próxima!

Abraços,
T. L. Lima.

PS: Não sei o porquê, mas não estou muito animado para ler “O Cavalo e Seu Menino”. Acho que quando li pela primeira vez não curti muito. =/

PPS: Ainda não encontrei nenhum erro de edição no volume que comprei. =)

2 comentários:

  1. Eu tenho o volume unico de As Cronicas de Narnia mas nem comecei a ler ainda. Dizem que todas as cronicas sao muito boas.
    Adorei sua resenha e estou adorando eu blog. Ja comecei a seguir.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. As crônicas realmente são ótimas! Leia sim!
    Que bom que gostou do blog! Até mais!
    Beijos,
    T.L.Lima

    ResponderExcluir