terça-feira, 27 de novembro de 2012

Resenha de Série: Modern Family – 1ª Temporada




Gênero: Pseudodocumentário e Comédia.
Classificação Indicativa: A partir de 12 anos.
Duração: 22 minutos. 
Criadores e produtores: Christopher Lloyd e Steven Levitan.
País de origem: Estados Unidos.
Elenco Principal: Ed O'Neill, Sofía Vergara, Julie Bowen, Ty Burrell, Jesse Tyler Ferguson, Eric Stonestreet, Sarah Hyland, Ariel Winter, Nolan Gould e Rico Rodriguez.
Emissora original: ABC.
Emissoras brasileiras: FOX Brasil e BAND (com a novidade de uma dublagem horrível).
Transmissão original: 23 de setembro de 2009 – atualmente.
Nº de temporadas e episódios: 4 temporadas – 81 episódios.

Posso dizer seguramente que “Modern Family” é o melhor seriado de comédia atualmente (“Friends” acabou, mais ainda existe, folks). Criado por Christopher Lloyd e Steven Levitan, o seriado foi lançado pela ABC no ano de 2009 e fez um gigantesco sucesso, foi aclamado pela crítica estadunidense e recebeu diversos Emmys. Nos anos de 2010, 2011 e 2012, ganhou o Emmy de Melhor Série de Comédia, assim como outros 14 Emmys. Nos dias de hoje a série é transmitida pelo mesmo canal e está em seu quarto ano.

O seriado se trata de três famílias não muito tradicionais que vivem em Los Angeles, todas elas fazendo parte da filmagem de um documentário. Os personagens são acompanhados por câmeras na maioria do tempo e, por mais que isso nunca seja evidente, eles próprios nos dão algumas pistas através de um olhar ou sorriso sarcástico para determinada direção, onde supostamente a câmera estaria posicionada.  

Essa três famílias, na verdade, compõem uma única maior. Todos os personagens principais são parentes (ou quase isso). Para o post ficar mais organizado e vocês entenderem tudo de uma maneira clara, irei escrever sobre cada família separadamente. A primeira será a família Pritchett.

* Jay Pritchett: Homem de 62 anos, a medida do possível, tradicional. Faz parte de um casamento recente com uma jovem colombiana chamada Glória e vive com ela e seu filho em uma mansão de L.A.

* Glória Pritchett: Jovem e linda colombiana com um engraçado sotaque. Ama seu marido e seu filho, Manny, fruto de outro casamento.

* Manny Delgado: Um pré-adolescente muito maduro para sua idade. Adora envolver-se com assuntos românticos ou mais profundos, enquanto outros garotos de sua idade brincam no playground.

A próxima família que irei escrever sobre é a Dunphy.

* Claire Dunphy: Filha mais velha de Jay, é uma mãe de família perfeccionista. Casada com Phill Dunphy com quem possui três filhos.

* Phill Dunphy: Corretor de imóveis casado com Claire. Autoconfiante, costuma-se autodenominar de um “pai maneiro”, pois acompanha as novidades tecnológicas e sabe todas as coreografias de High School Musical.

* Haley Dunphy: A mais velha entre os irmãos. Um pouco mimada e bastante popular, sua vida social significa tudo, assim como seu telefone celular.

* Alex Dunphy: É a irmã do meio. Bastante inteligente e nerd. Um de seus passatempos favoritos é infernizar a vida de seus irmãos.

* Luke Dunphy: O mais novo. Ao contrário de seu “tio” Manny, é bastante imaturo, inocente e curioso. Chega a ser desprovido de inteligência (burro).

A última e não menos importante família é, outra vez, a família Pritchett.

Mitchell Pritchett: Advogado tenso e irônico filho de Jay. Gay assumido, é casado com Cameron. Adotou recentemente uma bebê vietnamita chamada Lily.

Cameron Tucker: Parceiro de Mitchel, é bastante dramático e bem humorado. Abdicou de sua vida profissional para cuidar de sua nova filha.



A série mostra o cotidiano dessas três famílias, trazendo a quase todo episódio algum tipo de problema familiar. Porém, tudo isso de uma forma MUITO bem humorada. “Modern Family” está sempre ensinando lições sem deixar o humor de lado, o que, pra mim, é muito perfeito. Os desenrolares de alguns episódios são muito fofos, pois deixam em evidência a união dessa família que tinha tudo para dar errado. Além dos conflitos cotidianos, os personagens são postos em diversas situações não-usuais e muito loucas. Tudo que as personagens fazem sempre rendem algo cômico, até porque, todos eles são bem anormais. Hahaha

O que também achei bastante legal é que a todo episódio os roteiristas recombinam diversos personagens dessas três famílias. Há episódios nos quais Manny está com Gloria, outros com Claire ou com Luke, por exemplo. Isso é muito interessante, pois une os personagens e nos mostra suas diferentes facetas.  

Outro fato positivo, mas também negativo é o de que em cada episódio são produzidas storylines independentes. Por um lado, isso é ótimo, pois apenas tendo o conhecimento dos nomes dos personagens, você pode, diretamente, assistir a um episódio da quarta temporada. Por outro lado, esse se torna um ponto negativo, pelo menos pra mim. Esse formato de 22 minutos e histórias independentes fez com que eu tivesse dificuldade em me apegar aos personagens. Na verdade é isso que não me impulsiona a acompanhar comédias como essa religiosamente, mas estou me esforçando.

Alguns personagens e suas histórias também me irritaram um pouquinho, principalmente Cam e Manny. O primeiro faz sempre um enorme drama relacionado a tudo e consequentemente muita merda. Sim, é engraçado, mas às vezes achei tudo muito desnecessário. O segundo, em minha opinião, esteve muito envolvido em questões amorosas, encontros e etc. Isso me deixou um pouco enjoado.  

Há alguns personagens que simplesmente me conquistaram. São eles, Glória, Claire, Alex e Luke. Eles são demais gente, sem querer desmerecer o resto do elenco que também é ótimo.

Enfim, classifico a temporada como ótima e dou quatro estrelas e meia! As três coisas que me incomodaram são mais questões de gosto pessoal do que relacionadas a qualidade integral da série, que é extremamente grande. Até me arrancou algumas risadas de verdade, sendo que isso é bastante raro.

Para todos que curtem seriados de comédias indico muitíssimo Modern Family! Para mim não há espaço para Two and a Half Men ou The Big Bang Theory quando se trata dessa série. Simplesmente ótima! *_*

Segue abaixo o trailer do episódio piloto da primeira temporada, porém, não consegui achá-lo legendado.



Espero que tenham gostado dessa review! Não se esqueçam de nos seguir no Google Friend Connect, nas redes sociais e de comentarem logo abaixo!

PS: Que venha a segunda temporada!

Abraços,
T. L. Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário