segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Resenha de Série: The Waking Dead - 1ª Temporada


Olá leitores do Blog Ex Libris! Hoje é terça feira, ou seja, dia de post sobre seriados. E como já puderam perceber, falarei sobre a maravilhosa série The Walking Dead! Não esqueçam de comentar alguma coisa (positiva ou negativa) e nem de nos seguir nas redes sociais e curtir nossa página no facebook. Espero que gostem!


Gênero: Terror, drama, apocalipse zumbi.
Classificação Indicativa: 16 a 18 anos.
Duração: 40 a 45 minutos aproximadamente.
Criador: Frank Darabont.
Roteiristas: Frank Darabont, Charles H. Eglee, Adam Fierro, Glen Mazzara e Robert Kirkman.
País de origem: Estados Unidos.
Elenco Principal: Andrew Lincoln, Jon Bernthal, Sarah Wayne Callies, Laurie Holden, Steven Yeun, Chandler Riggs, e Jeffrey DeMunn.
Emissora original: AMC.
Emissoras brasileiras: FOX Brasil e Band (futuramente).  
Transmissão original: 31 de outubro de 2010 (EUA) e 02 de Novembro de 2010 (BRA) – atualmente.  
Nº de temporadas e episódios: 3 temporadas – 23 episódios.

The Walkind Dead é um seriado estadunidense baseado na série de histórias em quadrinhos que leva o mesmo nome. Quando lançados nos EUA, os gibis não fizeram grande sucesso, no entanto, com o tempo, foram ganhando grande prestígio. Aqui no Brasil, eles são publicados através de volumes encadernados pela HQM Editora. No mês passado, a editora passou a publicar mensalmente as HQs, assim como é feito nos Estados Unidos.
O seriado foi lançado em 2010, e claro, fez um sucesso estrondoso. Quebrou recordes de audiência na TV paga estadunidense, conquistando cada vez mais um número imenso de fãs. Atualmente, a série encontra-se em seu terceiro ano, que particularmente estou adorando, já que trás diversas novidades e personagens novos. 
A primeira temporada de The Walking Dead se inicia contando a história de Rick, um policial de uma pequena cidade da Geórgia que é baleado durante um confronto com criminosos. Após certo tempo, Rick acorda em um hospital, não totalmente recuperado, em um mundo pós-apocalíptico tomado por zumbis. À medida que explora o hospital e seus arredores Rick fica cada vez mais nervoso e aflito. Encontra diversos mortos, e alguns, quase mortos, se é que me entendem. Todo mundo o qual ele conhecia havia desaparecido, assim como as pessoas de sua vizinhança, seus amigos e sua família. Após o grande choque inicial, Rick encontra pessoas que o ajudam a se restabelecer, para, a partir daí, encontrar sua mulher, Lori (você irá odiá-la) e seu filho, Carl (outro muito tapado).
O início da série também é centrado em um grupo de sobreviventes que se encontra em uma clareira, e outra parte desse grupo, que foi a busca de suprimentos em Atlanta, uma das grandes cidades que fora tomada por “walkers” (denominação dada aos zumbis). A partir do segundo episódio, a storyline de Rick e a do grupo se interligam e a verdadeira luta pela sobrevivência começa.
Os personagens dessa série são muito bem construídos e processo de mudança por qual passam é constante. Eles evoluem a cada episódio e tentam se adaptar ao novo mundo no qual são obrigados a viver, a não ser que cometam suicídio (forma de escape encontrada por alguns). No início, são mais humanos, mais sensíveis. No entanto, os princípios os quais defendiam em seu antigo universo são postos a prova a todo o momento. E são nessas horas que os personagens têm que decidir se querem sobreviver ou se querem continuar mantendo sua humanidade. Meus preferidos são Rick, apesar de achá-lo um pouco heróico demais e, Gleen e Andrea, que fazem parte do grupo fixado na clareira. Já ia me esquecendo de Jim! Ele quase não aparece, porém, quando isso ocorre é de forma muito marcante. Só tenho uma coisa a dizer sobre ele: Tenho medo de seus sonhos (ou pesadelos).
Uma coisa que achei que me incomodaria bastante em The Walking Dead foi o fato do objetivo principal dos personagens ser a sobrevivência. Isso sempre me fez desistir ou até não assistir séries do tipo, porque, geralmente, elas ficavam cansativas e repetitivas. Acho que isso não ocorreu porque a temporada é muito curta. Possui apenas seis episódios, o que considero um ponto positivo, já que assim a trama se torna ágil e frenética, e não cansativa de assistir.
A série mistura luta por sobrevivência com ótimas cenas de ação (as melhores de todo seriado), e ótimos zumbis. A maquiagem e os efeitos especiais que eles conseguem inserir constroem walkers dignos de perfeição. Alguns chegam a dar arrepios. Além disso, o drama pessoal de alguns personagens sempre está presente. Alguns chegam a nos comover e outros nos deixam com certa raiva (Lori feelings). 
Eu indico demais essa série. Só não o faço para pessoas que não curtem cenas com muita ação, morte e sangue. Outra coisa que precisam saber é que diversos personagens morrem ou seguem outros rumos. Então, uma dica é que não se apeguem a todos eles. Lógico que há os que estão na série até hoje, porém nunca se sabe o que pode ocorrer. Diversos personagens que eu gostava já morreram até a terceira temporada e acredito que isso vai continuar ocorrendo. É uma das marcas da série.
Enfim, classifico essa temporada como ótima (quase excelente) porque mesmo tratando das tramas com uma rapidez, algumas histórias no meio de tudo não me fizeram ficar interessado. Mas, conheço pessoas que gostaram dessas storylines. Então, acaba sendo uma questão de gosto.
Deixo a seguir a promo do primeiro episódio da temporada intitulado “Days Gone Bye”:

PS: Necessito dos gibis mensais da HQM! Mas, como moro em uma cidade pré-histórica, está bem difícil de encontrar. Alguém se habilita?
PPS: Deixarei aqui o link da HQM editora, caso alguém esteja interessado em adquirir os gibis. http://hqmaniacs.uol.com.br/editora/

Abraços,
T. L. Lima.

4 comentários:

  1. Muito bom! Não assisto TWD, mas com seu post deu até vontade de ver haha!
    Parabéns a todos vocês pelo blog!
    Kamilla

    ResponderExcluir
  2. Que bom que deu vontade de ver *_* Muito obrigado por comentar! Quando tiver mais posts te aviso. UAHSUAHSUHASU

    ResponderExcluir
  3. The Walking Dead é uma das minhas séries favoritas. A terceira temporada está incrível!

    O mundo sob o meu olhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante a primeira temporada confesso que não estava entre minhas favoritas, mas essa 3ª me ganhou completamente. Quando ela acabar farei um post aqui. Espero que você leia! Seu comentário será sempre bem vindo!

      Abraços! Ah, segue a gente no google friend connect e nas redes socias!

      Excluir