segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Resenha de Livro: Gossip Girl - As Delícias da Fofoca



A história se passa em Nova York, entre um mundo que a maioria de nós não conhece, a vida dos adolescentes herdeiros da elite da cidade. Eles estudam em escolas exclusivas para meninos ou meninas, onde mantem um desempenho exemplar para que consigam ser aprovados em boas universidades. Eles tem acesso a privacidade, liberdade e dinheiro ilimitados e não dão nenhum valor a isso, nem se importam com qualquer opinião ou atividade alheia que não os afete diretamente. Vivem com seus problemas pessoais mínimos e cotidianos, muitas compras, festas e bebida.

Os personagens principais fazem parte do triangulo amoroso entre Blair, Serena e Nate. No primeiro livro, Serena Van der Woodsen foi expulsa do internato, e não faltam burburinhos e histórias sobre o que aconteceu durante esse ano com ela (Gravidez, trafico de drogas, envolvimento com macumba, sexo desregrado, entre outros). Blair, sua melhor amiga antes dela deixar sua escola de NY, ficou desamparada sem sua amiga, que mandava um ou outro email mal-explicado durante esse tempo. Enquanto isso Nate Archibald fica completamente confuso com a chegada de Serena –SPOILER- Afinal de contas, eles tinham perdido a virgindade juntos no verão antes dela ir embora -SPOILER- , e Blair fica completamente enciumada, já que eles começaram a namorar depois que Serena foi para o internato, e é completamente visível que ele baba por ela. Loura dos olhos claros, Serena era não só uma típica Van der Woodsen, mas era a mais chamativa garota em qualquer lugar. Blair vai ficando cada vez mais irritada com sua mãe, recentemente abandonada pelo pai que se revelou gay, um novo namorado da mãe brega e iritante (na cabeça de Blair), e a garota está pronta e ansiosa para perder a virgindade com Nate, mas é sempre interrompida no meio de seu "filme romantico".


  Opinião Pessoal

Escolhi essa série porque foi a primeira que li na vida e que me influenciou a ler outras coisas, e me surpreendi quando li de novo para fazer esse post, pois toda a minha visão mudou completamente, e como eu li ela há 5 anos, muitas coisas que pareciam absurdas passaram a ser completamente normais. Na época, logo nos primeiros capítulos me assustava com os comentários de sexo, drogas e bebida, que hoje, infelizmente, acabam fazendo parte do meu cotidiano círculo de convivência.

Eu gosto bastante porque é um livro bem simples, mas transporta minha menta à outra realidade, me tirando um pouco (ou bastante) da minha.O narrador é em 3ª pessoa, mas deixa bem claro o pensamento dos personagens na maioria das vezes, mas mesmo assim, em cada capítulo você pode ser facilmente transportado para a vida de um deles.

É muito complicado escolher um personagem como favorito, porque cada hora você sente alguma coisa diferente por um, afinal, Cecily soube expor bem o lado mau e bom de cada personagem. Mas como estamos falando do primeiro livro apenas, eu simpatizei muitíssimo com a Blair. Apesar da classe social dos amigos, você acaba encontrando alguém que você conhece no meio desse pessoal, talvez você consiga encontrar a si mesmo(a) nele.

O livro se passa em mais ou menos duas ou três semanas, não tem a linguagem muito elaborada, mas detalha algumas cenas, e outras passa batido por qualquer detalhe, depende bastante da situação. É uma leitura prática e bem rápida, para mim durou em torno de 4 horas (separadas em 3 dias), pelas 253 páginas, contando com créditos e tudo mais, além de uma letra média, com textos com uma grande margem.

Cecily Von Ziegezar nasceu em 1970, atualmente com 42 anos. Ela teve como sua primeira publicação e maior Best Seller Gossip Girl, que teve seu auge em algum momento entre 2006 e 2007, e foi as telas norte americanas no segundo semestre de 2007. O interessante é que ela foi uma das que viveu essa vida privilegiada, e conta a história então, ciente da realidade.

O papel usado é off-white 80g/m2, que eu particularmente considero o melhor, porque é meio amarelado, o que faz ser uma leitura confortável por bastante tempo, e não é uma folha nem áspera nem lisa demais, bem fácil de passar. Quase não se encontra o livro em versão econômica (digo sobre a versão em português, não em inglês), e este custa em torno de 38 reais (pesquisa de outubro de 2012).

Graças ao seu conteúdo inútil eu vou colocar 4 estrelas para esse livro, porque conteúdo é essencial. As outras estrelas são créditos ao resto das qualidades.

PS: A série é completamente ridícula diferente, não se enganem.

I know you love me. XOXO, Gossip Girl Lary Moraes

2 comentários:

  1. Gostei muito da sua resenha, passou bem o que é o livro.
    Eu amo a série escrita pela Cecily, apesar de ser um rio de inutilidades, mas eu gosto porque acho uma leitura leve e divertida.
    Você já leu o resto da série? Ou só esse? Eu terminei de ler tem um tempo o Gossip Girl: Psycho Killer, é uma sátira que a própria Cecily fez do primeiro livro, achei hilário, recomendo que leia.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. OMG, first comment *-*

    Ei Ananda, eu li até o setimo, porque na época minha mãe achava que era má influencia (tem uns 2 anos ou 3 que parei de ler), mas agora eu vou terminar de comprar, e estou louca pra saber como é o Psycho Killer, e to querendo ler It girl também =) Realmente, é muito fútil, mas distrai da nossa rotina! Ainda bem que você gostou da resenha! Continue me indicando livros porque estou sedenta por informação! kkkkkkk beijões =*

    ResponderExcluir