sábado, 22 de dezembro de 2012

Resenha de Livro: Cuco


Olá leitores do Blog Ex Libris! Como estão vocês? Hoje irei escrever a resenha de um livro que divide opiniões. Muitos odiaram, alguns gostaram e outros simplesmente o adoraram. Faço parte do grupo que adorou a história escrita por Julia Crouch, porém tenho algumas ressalvas que serão apresentadas durante a resenha.

“Cuco” conta a história de uma família composta por Rose, seu marido Gareth e suas duas filhas. Uma bebê chamada Flossie e uma menina chamada Anna. Uma família que se encontra em um ótimo momento. Momento no qual a sintonia entre seus membros se torna cada vez mais evidente, principalmente após todas as dificuldades superadas e deixadas para trás.
Toda a harmonia familiar é quebrada a partir do momento que Rose, sem o consentimento inicial do marido, convida sua melhor amiga Polly e seus dois filhos para passarem o tempo que precisarem em sua casa. Rose sente uma obrigação de amiga ao fazer o convite, pois o marido de Polly, e também seu amigo, Christos, havia morrido em um acidente de carro.

A partir da chegada de sua sombria amiga a sua casa de campo em uma área rural da Inglaterra, Rose começa a perder o controle sobre seu marido, filhos, amigos... O mundo de Rose começa a ser destruído, sendo que, assustadoramente, tudo parece estar ligado a Polly.

Como já citei acima, eu realmente gostei muito desse livro. Ele é narrado em terceira pessoa, no entanto com enfoque na personagem principal, Rose. Ficamos sabendo de tudo que a personagem pensa. Suas lembranças, agonias, seus medos, segredos...

Como Rose é a personagem central, diversos fatos cotidianos são apresentados. Exemplos são as tarefas domésticas de Rose, seus cuidados com marido e filhas e etc. Muita gente se sentiu incomodado por isso durante a leitura do livro, como se fosse um atraso na narrativa, tornando-a lenta e arrastada.

Isso não aconteceu comigo. Acho que, principalmente pelo fato de, como já citei acima, ficarmos por dentro de tudo que se passa na cabeça de Rose. Durante a narrativa são apresentados diversos flashbacks que nos fazem entender e conhecer um pouco mais da história das personagens. Flashbacks providenciados pelos pensamentos de Rose.

Outro fator que muitos julgaram como um atraso na narrativa foram algumas descrições dispensáveis. Reconheço que me incomodei com isso, porém isso ocorreu muitas poucas vezes. Creio que umas quatro. Não sou muito fã de descrições e fiquei surpreso por não me sentir muito incomodado. Na minha leitura, pelo menos, toda a narrativa fluiu de uma maneira impressionante.

Os personagens foram fatores decisivos que me prenderam a trama. São todos muito bem construídos. São influenciados, passam por mudanças, cometem erros... Em geral, recebem um trato psicológico bastante requintado. Adoro esses tipos de personagens. Dou ênfase a Polly, que me assustou bastante durante a minha leitura na madrugada. Hahaha 

Não é segredo nenhum que essa personagem é a suposta vilã da história. Ela é o cuco. O pássaro que rouba ninhos e que provoca destruição, de certo modo. Porém, o que mais me chamou atenção nela não foram as coisas más que ela fez, mas sim o modo como ela se portava. Polly mostrava suas garras aos poucos e agia sorrateiramente, enquanto mantinha sua amizade incondicional com Rose. Uma personagem que trouxe tensão e frustração a história.

Rose foi outra personagem que simplesmente adorei. Uma mulher que cometeu muitos erros e que esconde muitos segredos que colocariam em xeque sua vida e seu casamento. Muitos leitores acharam-na sonsa, porque se recusava a enxergar tudo de mórbido que Polly trazia e representava. Confesso que em certo ponto da história também compartilhei da mesma opinião, mas também entendia os motivos da suposta cegueira da personagem, e assim isso não chegou a me perturbar. Em minha opinião essa dificuldade de entender tudo o que se passava conferiu uma maior tensão a história.


“Sim, se não fosse por Polly, ela não estaria ali hoje”. Página 68
Também adorei os outros personagens. As crianças são adoráveis e, às vezes, assustadoras. Gareth também é bem problemático, o que eu gosto, e Simon e Kate, amigos de Rose, também são ótimos.

A única coisa que realmente me incomodou no livro foi o tão comentado final. Acho que ele poderia ser mais bem desenvolvido. Tudo ocorreu de forma bastante acelerada e alguns fatos deixaram de ser explicados. Pontas soltas foram deixadas para pairar sobre nosso imaginário. Não gosto nadinha disso. Esperava um final bastante concreto e decisivo. Além disso, os últimos parágrafos trouxeram minha inédita irritação com Rose. Logo no final da trama! #tenso

Achei o livro muito bem editado. Adorei a capa, a contracapa e a lombada. O tamanho da letra é ótimo também. No entanto, encontrei alguns erros de edição #novidade. Outra coisa que gostei muito foi o tradutor Tiago Novaes ter deixado de traduzir alguns termos e ter colocado algumas observações no fim de cada página. =)

Enfim, a leitura desse livro me proporcionou excelentes momentos de entretenimento e, como puderam perceber, pouquíssimas coisas deixaram de me agradar. Uma leitura tensa, frustrante e assustadora. Classifico o livro como ótimo e por isso dei quatro estrelas e meia!

Bem, é isso! Espero que tenham gostado da resenha. Deixo abaixo o book-trailer do livro, que por acaso, também gostei! =D Não se esqueçam de comentar, nos seguir nas redes sociais e no Google Friend Connect! Até a próxima.


Abraços,
T. L. Lima


PS: Foi bem estranho ver algumas pessoas revoltadas com o livro no Skoob! =S

2 comentários:

  1. Oi Thiago! Desde que recebi esse livro da NC, já me interessei. Parece ser uma trama bem bacana, mas o fato das opiniões de quem leu serem tão contraditórias "atiçaram" mais ainda a minha curiosidade. Quero saber de que lado vou ficar!
    Não sou muito fã de livros com flashbacks. Sou meio lerdinha e às vezes fico sem entender o que está acontecendo, mas como amo essas descrições, vou ler sim. Hahaha
    Adorei sua resenha! Bom saber que você faz parte o time que gostou de Cuco! :D

    Beijinhos e bom natal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero saber de que lado você irá ficar. Hahaha Me fala depois!
      Que bom que gostou da resenha! Obrigado pelo comentário!
      Thiago L. Lima

      Excluir