sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Resenha de Filme: Struck by Lightning (Atingido Por Um Raio)


Olá leitores do Blog Ex Libris! Como estão vocês? Hoje irei resenhar um filme que vi essa semana e se revelou uma surpresa em quesito de qualidade, pelo menos para mim. Não se esqueçam de nos seguir nas redes sociais e no Google Friend Connect. Ah, se gostarem da resenha ou tiverem alguma crítica, não se esqueçam de comentar


Gênero: Comédia dramática.
Direção: Brian Dannelly.
Classificação Indicativa: 12 anos – Acredito que sim, pois não encontrei em lugar algum.
Produção: David Permut, Mia Chang, Rob Aguire e Chris Colfer.
Roteiro: Chris Colfer.
Elenco: Chris Colfer, Allison Janney, Rebel Wilson, Christina Hendricks e Sarah Hyland.
País de Origem: Estados Unidos.
Estúdio: Permut Presentations.
Distribuidora: Tribeca Film.
Duração: 84 min.
Estreia: Abril de 2012, 19 de dezembro de 2012 e 11 de janeiro de 2013 USA/ Sem previsão de lançamento no Brasil. 

“Struck by Lightning” é um filme estadunidense escrito, produzido e protagonizado por Chris Colfer. Muitos o conhecem por seu papel em Glee. Colfer é um homem de 22 anos que já conquistou um Globo de Ouro, atua em uma série de sucesso, teve dois livros publicados e já foi considerado um dos 100 homens mais influentes do ano de 2011 pela revista Time. Um currículo bem impressionante pra alguém tão novo. E mesmo assim Chris conseguiu me surpreender mais uma vez. Quem diria que fosse um ótimo roteirista também? Adorei a história de “Struck by Lightning”, assim como sua atuação no papel principal.

O filme foi lançado, primeiramente em abril de 2012 no Tribeca Film Festival. Posteriormente, em 19 de dezembro de 2012 (meu aniversário – cof cof), foi lançado online, e em 11 de janeiro de 2013 finalmente chegou aos cinemas dos Estados Unidos. É uma pena que o filme não tenha previsão para chegar ao Brasil. A única opção que os resta é assisti-lo online, assim como fiz.

Também há uma versão da história sendo publicada para nós, viciados em livros. *_* “Struck By Lightning: The CarsonPhillips Journal” já se tornou um best-seller, e o segundo livro lançado por Colfer.

Sem mais delongas, “Struck by Lightning” conta a história de Carson Phillips, um estudante em seu último ano no colégio de Clover, uma cidadezinha onde o número de habitantes não passa de dez mil. Carson sempre foi diferente de todos. Mais maduro, desenvolvido, e à frente para alguém de sua idade. Seu maior passatempo sempre fora escrever. Aventurar-se no poder das palavras. E desde muito cedo quis estudar jornalismo na universidade de Northwestern...  Construir uma história fora da pacata cidade de Clover, e de seus habitantes, claro.

Carson descobre que para atingir seu grande sonho precisa se destacar ainda mais. E é daí que surge uma ideia de produzir uma revista literária. Como o adolescente não é muito popular entre os demais outros estudantes, a única saída que encontra é chantageá-los. Hahaha

Sei que toda essa história de estudante do ensino médio que sente que não se encaixa pode parecer meio clichê. Até é, mas nossas vidas são compostas por eles. O próprio filme critica é mostra essa verdade. Creio que se alguém desistisse do filme por esse fator, estaria perdendo a oportunidade de conhecer uma linda história, pois ao mesmo tempo em que é clichê, possui elementos que o conferem certo destaque. 

Além de nos fazer refletir, a produção nos faz rir, torcer pelos personagens e para que tudo não se encaminhe ao final. Nunca quis tanto que um filme não chegasse ao fim. Os motivos: além de ser muito bom, existe um fator que não quero que conheçam. Não é um spoiler, não é um elemento surpresa. Se você pesquisar algo sobre esse filme na internet, com certeza irá encontra-lo. Resolvi não incluí-lo na resenha, pois o próprio trailer o omite. E seria muito mais interessante assistir ao filme sem conhecê-lo. 


Adorei os personagens desse filme. Carson mostra diversas facetas. Ao mesmo tempo em que é engraçado, é emotivo, diabólico e sábio. Também não poderia deixar de citar todos os estudantes da escola de Clover, principalmente Malerie, que é discretamente hilária e fofa. Aliás, Rebel Wilson tem feito ótimos papéis em comédias. Também atuou em PitchPerfet. Outra atriz conhecida por mim que adorei ver foi Sarah Hyland, de ModernFamily, e atuou como uma (bitch) líder de torcida. 

Já ia me esquecendo de citar a conturbada família de nosso personagem principal. Todos os problemas causados ou ligados a ela conferiram um tom mais humano a Carson. Adorei sua avó, principalmente, e senti bastante raiva de seus pais.

Enfim, “Struck by Lightning” é um excelente filme de comédia dramática. Não consegui encontrar nada que me incomodasse durante os 84 minutos, que, por acaso, passaram voando. Indico demais para quem quer rir um pouquinho, e ao mesmo tempo refletir. Porém, é certo que o público que mais irá se identificar com o filme é o jovem ou adolescente (essa era a intenção, não é?). Cinco estrelas! 



Abraços,
T. L. Lima.

PS: Nem sou tão fã de Chris Colfer assim, mas tudo que ele conquistou até agora com apenas 22 anos realmente me assusta (no bom sentido).  

PPS: Espero que assistam ao filme quando for lançado aqui no Brasil. Com certeza irei repetir a dose!

4 comentários:

  1. Realmente apenas conheço o ator por seu papel em Glee, ainda não havia ouvido falar deste filme, mas fiquei bastante interessada, irei procurar assistir assim que tiver um tempinho >.<

    http://blogdaninareis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja sim! Recomendo muito! Muito obrigado por comentar! Até mais!

      Excluir
  2. Você precisa ler o livro também, é perfeito! Struck By Lightning se tornou o meu filme e livro favorito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! *_* Com certeza lerei o livro quando lançar aqui no Brasil! Espero que isso aconteça em breve!
      Obrigado pelo comentário! Segue a gente no Google Friend Connect e nas redes sociais pra receber as novidades!

      Abraços,
      T.L.Lima

      Excluir